Como se preparar para uma consulta virtual com seu oncologista ou cirurgião oncológico
Recentemente li um artigo publicado pelos médicos David Dougherty, MD, MBA, and Andrew Wagner, MD, PhD do Dana-Farber Cancer Institute sobre o tema1. Seguem aqui alguns insights retirados de lá, com algumas adaptações pessoais, para que você, paciente em seguimento ou em tratamento, possa se preparar de modo adequado às consultas virtuais
“Uma vez que esteja bem com as consultas virtuais, você pode se sentir no hospital ou na clínica, com a vantagem de estar no conforto do seu lar.”
O número de pacientes que estão realizando consultas virtuais está aumentando, principalmente devido a pandemia do COVID-19. Muitos hospitais e colegas médicos estão disponibilizando tais plataformas para atendimento com horários bem mais flexíveis e sem perder o foco no cuidado. O agendamento pode ser feito de várias maneiras, desde wapp, sites próprios ou aplicativos customizados.
Duas coisas são muito importantes para que esse tipo de atendimento seja realmente eficiente:
1) “A decisão em ter a consulta virtual deve ser tomada em comum acordo entre paciente e médico.” Nada de aceitar horários inadequados ou avaliações por telemedicina se tem algum sintoma importante ou algo que queira mostrar pessoalmente ao seu médico;
2) “Prepare-se adequadamente, e saiba das limitações do método.” Enquanto algumas consultas presenciais requerem muitas vezes exame físico cauteloso, outras, no entanto, como por exemplo check-ups mais gerais, rotinas de seguimento oncológico, ou de orientações sobre efeitos colaterais e uso de medicamentos, podem ser feitas sem nenhuma perda a distância.
Tenho alguma experiência pessoal nisso e posso dizer que essas interações “remotas” têm sido muito gratificantes e eficientes. Algo muito importante é que ambos, paciente e médico, tenham uma conexão boa de internet e câmeras que permitam o contato visual – olho no olho. Isso permite uma maior interação e acalma o desconforte de estarem distantes um do outro.
“Lembre-se: você estará recebendo uma consulta por um especialista com o benefício adicional de estar seguro em meio a pandemia do COVID-19.”
Agora, seguem algumas recomendações para que você possa aproveite ao máximo suas consultas on-line:
1) Tempo antes da consulta: Antes de iniciar uma consulta on-line, sinta-se confortável ao processo. Contate o seu médico ou algum(a) assistente do consultório que possa lhe ajudar com eventuais dúvidas sobre conexão, software ou necessidade de download de algum programa compatível com o seu computador ou telefone celular. Veja se sua internet está ok e funcionando adequadamente.
2) Tenha alguns minutos antes para reunir seus pensamentos: Muitas vezes os pacientes saem das consultas com dúvidas porque não as memorizam antes. Sempre sugiro aos pacientes que anotem e ordenem as perguntas de modo a não as esquecer durante o atendimento. Aqui não é diferente. Reserve 10 minutos antes do atendimento para organizar seus pensamentos de modo a não deixar “passar nada” de modo a não deixar nada para depois.
a. Anote tudo previamente: Dúvidas, preocupações, novos sintomas, medicações em uso
b. Tenha em mãos: resultados de exames, datas importantes.
3) Não esteja sozinho: Ter alguém com você é fundamental. Alguém que possa ajudar com anotações ou até mesmo complementar alguma informação. Além disso, ter o suporte emocional de alguém que ama ao seu lado não tem preço.
Realmente algo de novo e importante surgiu em meio a essa pandemia: a telemedicina. Sempre achei que consultas de retorno presenciais, onde o paciente não apresenta sintomas, queixas ou achados de exames, muitas vezes são desnecessárias. Muitos pacientes viajam quilômetros para consultas de 10 minutos para receber outro pedido de psa, ou de usg de mamas. Para pacientes em seguimento, as consultas virtuais são extremamente vantajosas.
Outra possibilidade é o de busca por segunda opinião. Uma consulta já foi realizada, e receber outra opinião muitas vezes se faz necessário, seja para sanar algumas dúvidas ou por insegurança mesmo.
Já Para casos de “primeira vez”, um primeiro contato com o médico pode ser virtual, muitas vezes há a necessidade de se adiantar o pedido de exames por exemplo, mas a consulta presencial vai ser necessária, principalmente antes de ser tomada alguma conduta.
Escrito por: Dr. Ranyell Spencer MD PhD
Adaptado de:
Imagem – licença de uso: <a href=”https://www.freepik.com/free-photos vectors/people”>People photo created by drobotdean – www.freepik.com</a>
Related Posts
Sarcomas de Partes Moles – Parte 1
O sarcoma de partes moles pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas os locais mais comuns são os braços e as pernas (membros superiores e inferiores), sendo o abdômen o terceiro local mais comum.
Adenomas Hepáticos – O que são? Como tratar?
O câncer de cólon é uma das causas mais frequentes de mortes no Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste. A maioria dos cânceres no cólon se desenvolve a partir de pólipos, que são estruturas que se...